quarta-feira, 12 de junho de 2013

Revista WebCasasMERCADO * REFORMA * DECORAÇÃO * SUSTENTABILIDADE * NOTÍCIAS OK TODAS * PISOS E PAREDES * INSTALAÇÕES * ILUMINAÇÃO * PLANEJAMENTO Como escolher pisos e revestimentos

Parte importante da decoração, é preciso avaliar bem o tipo de piso que você irá colocar em cada cômodo


O material usado precisa ter a resistência certa para o tipo de uso

Texto: Redação WebCasas | Foto: Linea Mobili / Divulgação

Muitas pessoas podem não se importar tanto com essa parte da reforma, mas o chão é sim um elemento importante para a decoração do ambiente. Por isso, a escolha do piso e do revestimento (cerâmica ou azulejo) precisa ser feita com planejamento para que você não se arrependa da opção da cor, do modelo e do material.

Que tipo de piso colocar? – Depende de cada caso. Os revestimentos são mais utilizados em cozinhas, banheiros e áreas externas, porque esses são ambientes mais propensos a ter contato com líquidos e gorduras. Por isso o uso de cerâmicas ou azulejos que são mais resistentes e de limpeza mais fácil.

Os pisos de madeiras e laminados costumam prevalecer em ambientes sociais e quartos, pois combinam melhor com os móveis e proporcionam um clima mais aconchegante.

Mas nada impede a aplicação de revestimentos em salas e quartos. Além de mais práticos de cuidar, são considerados pisos frios, o que ajuda a amenizar o calor em dias quentes. Vale lembrar que, dependendo do tipo e do modelo do revestimento, o custo de instalação pode sair mais caro.

Cores e modelos – Existe atualmente no mercado uma infinidade de opções tanto para pisos quanto revestimentos. De maneira geral, os revestimentos para cozinhas devem ser lisos e de tons mais claros para transmitir limpeza. Já os de banheiros podem ser escuros ou claros, depende das louças utilizadas e da intenção do morador de contraste ou harmonia.

Já os pisos de madeiras e laminados possuem diversos modelos. Entre os mais encontrados estão o assoalho, o decking (para áreas externas), o taco e o parquet que diferem sobre a disposição dos desenhos no chão e dimensões. Os tons de cores variam com o tipo de madeira utilizada e deve ser usada em comunhão com o tom da madeira dos móveis. Se o mobiliário ainda não foi comprado, vale a pena ficar atento a esse detalhe.

Quando apostar no mármore – Outra opção bem elegante é utilizar o mármore como piso da casa. Ele é sempre bem-vindo em qualquer ambiente e dá um toque de beleza extra. Além disso, são super fáceis de limpar. Basta um simples pano úmido e pronto! Mas o custo do piso de mármore é o mais alto entre todas as opções. Se não der para colocar na casa toda, utilize-o em entrada de portas, áreas de escada e bordas de piscina, por exemplo.

Cada piso exige um tipo de limpeza – O chão da casa precisa estar sempre limpo para dar a sensação de bem-estar. Por isso, o piso precisa conciliar com seu estilo de vida. Um pano úmido com alvejante são suficientes para cerâmicas, enquanto em pisos de madeira e laminados o trabalho é um pouco maior, porque exige a aplicação de cera e, depois, o lustre.

Cuide de seu piso – A dica vai para qualquer piso: evite arrastar móveis e eletromésticos. Eles danificam de forma irreversível a aparência do piso. Em casos de madeira e laminados, evite sapatos de salto alto para impedir riscos e não deixe o piso em contato direto com água, pois ele pode mofar ou estufar.

Se a escolha do piso da sua casa for madeira ou laminado, exija que a marca comprove sua licença ambiental. Seja consciente e só compre nessas condições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário